sábado, 25 de dezembro de 2010

Maison de Victor Hugo

           Domingo passado fomos visitar um apartamento em que Victor Hugo morou. Ele fica na Place des Vosges, a mais antiga de Paris. Chegamos lá e nos deparamos com uma exposição de fotos de escritores que acontece no andar de baixo do apartamento, então aproveitamos para conferir a exposição também. Dentre as coisas que vimos, as mais fascinantes foram: as penas que Victor Hugo usou pra escrever “Os miseráveis” expostas num balcão de vidro; o livro “Lucrécia Bórgia” todo rabiscado pelo autor, mesmo depois de publicado, e uma escrivaninha em seu quarto, planejada para ele escrever de pé. Eu só pude pensar em uma razão para isso, que descobri quando puxei a cortina da janela que fica perto do móvel e vi a praça cheia de neve, o colorido do prédio combinando com as árvores e os pássaros sobrevoando o lugar. Estou certa de que ele só resolveu escrever de pé porque aquela vista privilegiada certamente renderia boas inspirações para suas histórias.



 







Este vídeo eu achei no site da prefeitura de Paris, ele fala e mostra um pouco da exposição.


Portraits d'écrivains à la maison Victor Hugo

3 comentários:

  1. Querida Renata,

    Chegarei em Paris amanhã, com meu marido, para passarmos apenas uma semaninha, mas, para isso, fiz questão de ler e anotar todas as dicas que você colocou em seu blog e já tenho alguns destinos garantidos!
    Estou ansiosíssima!! Muito obrigada pela tua excelente narrativa de Paris!
    Grande abraço brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Como você se chama? Se precisar de mais algumas dicas sobre(metrô, roteiros, passeios) é só pedir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata! Desculpa não ter assinado! Nem me dei conta! Achei que estava conectada no meu blog e não estava. É a Bianca, de Caxias, que agora mora em Salvador. Fui colega do Douglas no Mestrado e nós nos falamos algumas poucas vezes, lembra?
    Então... Além de ter lido todo o teu blog, uma amiga também me mandou umas dicas. Ela disse que facilita se eu conseguir um mapa do metrô daí. Sabes onde posso conseguir?
    E tenho dúvidas quanto ao clima... O frio vai chegar a impedir alguns passeios? Minha amiga me falou tanto dos Jardins... E tenho medo de não conseguir apreciá-los, caso esteja nevando muito.
    Todas as dicas são bem-vindas! Se quiser mandar mais alguma, pode ser para o meu e-mail: bvbegrow@yahoo.com.br.
    Nós sairemos daqui amanhã no final do dia... Aí, acho que só chegaremos em solo francês na quarta. Estamos super ansiosos!
    Muito obrigada! Abração!

    ResponderExcluir