segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Passaportes

               Escrito em junho de 2010

            O primeiro passo para quem quer viajar para fora do Mercosul é providenciar o passaporte, que é bem tranquilo de fazer. No site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br) tem todas as informações necessárias. O site é bem organizado e fácil de compreender. É só agendar um horário via internet. Nesse site tem todos os passos e a documentação é simples; o único inconveniente que tivemos foi ter que ir até Caxias do Sul pra encaminhar e ir novamente para buscar. Perdemos praticamente dois dias inteiros, pois o horário de atendimento era bem estreito e tivemos que conciliar com os horários de ônibus. Mas não tivemos dificuldade em encarar o pesadelo burocrático com bom humor: Saquei do bolso uns mapas feitos a mão que copiei do Google Earth e nos embrenhamos por uns morros e ruas estreitas para chegar ao lugar. Na volta, resolvemos mudar de caminho e nos perdemos, então começamos a apostar quem tinha razão, pois em um determinado momento eu queria pegar a direita e o Doug a esquerda. O Doug ganhou a aposta depois de pedirmos informação para um nativo.          
            Lá na Polícia Federal, não tivemos problemas com o atendimento. Fomos super bem tratados, diferente de um amigo meu que reclamou pra caramba e me disse que eles eram bem chatos. Aí eu perguntei:  por quê? Ele disse que não levou o comprovante de que tinha votado na última eleição e teve que retornar a Caxias mais uma vez para levar o documento. Mas na lista de documentação que a polícia pede, o comprovante de votação é essencial; então, se seguimos à risca o que está no site, não temos com o que nos preocupar.  O tempo de espera lá foi curto e o lugar é aconchegante, com cadeiras estofadas e até uma televisão para distrair.  A Polícia Federal fica dentro do CIC de Caxias do Sul. Na frente da sala tem um lago que serve de moradia para uns patos caxienses. Depois de encaminhar o passaporte, ficamos admirando a paisagem e respirando o ar puro daquele lugar inusitado. 
            O próximo passo da nossa jornada, será encaminhar o visto, e pelo que já me informei, com a minha assessora: a internet, teremos que viajar de novo, desta vez, para um pouco mais longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário