segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cité Internationale Universitaire de Paris


A Cité Universitaire tem uma estrutura gigante que comporta 40 casas e fundações de várias nacionalidades, dentre elas a do Brasil, que é a que estamos morando.  Cada casa deve ter, além dos residentes do seu país, uma cota de 30% de estudantes de outros países, fomentando assim as relações entre os moradores de diferentes nacionalidades.
Tivemos uma reunião com a diretora da Maison du Brésil na semana em que chegamos, e ela contou um pouco sobre a história do lugar. É fascinante; a primeira casa foi construída em 1925, logo após a Primeira Guerra Mundial. O intuito de construir uma cidade universitária com casas de diferentes nacionalidades era promover a harmonia entre os países. Pensou-se que, juntando a futura elite do mundo numa mesma cidade, a amizade entre os membros e o conhecimento de diferentes culturas fariam com que jamais houvesse guerras. Entretanto, logo depois da construção da primeira casa, explodiu a Segunda Guerra Mundial. As casas continuaram sendo construídas e hoje abrigam estudantes de mais de 140 nacionalidades.  As casas são sustentadas com o dinheiro que os estudantes pagam dos aluguéis. A Maison du Brésil é uma das mais bem conservadas da Cité. Demorou três anos para ser construída com recursos do ministério da Educação via CAPES. Ela foi arquitetada em 1959 por Lucio Costa e Le Corbusier e totalmente reformada, também com a ajuda financeira da CAPES, em 2000.
Durante a ditadura militar, a residência abrigou alguns políticos exilados e, em 1968, a Maison du Brésil foi usada para as reuniões que precedram as manifestações no Quartier Latin. Em 1970 a casa foi mencionada como um espaço de resistência. (Para quem quiser saber mais sobre isto, leia o trabalho da Doutora Ceres Karam Brum: http://www.vibrant.org.br/downloads/v6n1_brum.pdf)
A Maison du Brésil tem uma estrutura espaçosa e aconchegante. São 22 apartamentos de casal e 78 quartos de solteiro, todos mobiliados e equipados. Os quartos de casal têm banheiro e cozinha, os de solteiro não, mas cada andar tem uma cozinha coletiva e banheiros. Além dessa estrutura, nossa casa tem uma cinemateca, uma biblioteca, uma sala de TV, uma cafeteria (onde os residentes fazem jantas e festas), um auditório, uma sala de informática, uma lavanderia e um saguão lindíssimo e silencioso com sofás relaxantes onde seguidamente se fazem exposições de arte e sobre a história da Cité e da casa. Enfim, estamos muito bem instalados. Os primeiros dias de adaptação foram difíceis, mas agora já me sinto em casa.
O final da tarde é o melhor momento para pegar cenas de estudantes caminhando, correndo, lendo debaixo de árvores ou então conversando num gramado enorme que fica aos fundos do prédio central. Temos também um restaurante universitário e um bar dentro da Cité Internationale. A vida aqui é muito tranquila. Estou morando num paraíso intelectual e multicultural. Vai ser difícil o dia em que eu tiver que ir embora.    
Cité Universitaire


Fundos da Cité


Maison du Brésil


              Algumas outras casas da Cité:


Argentina


Canadá


Itália




Japão


Suécia


Camboja

Nosso quarto:



Vista do quarto

O próprio


Um comentário:

  1. Rê !
    Lindas fotos ,uma verdadeira história de cultura e civilização francesa.

    ResponderExcluir