domingo, 5 de setembro de 2010

O Fantasma da Imigração

                Desembarcamos no Charles de Gaulle às 14:50 e fomos atrás da nossa bagagem. Foi só botar o pé ao lado da esteira que chegaram nossas quatro malas, lacradinhas e ainda com as fitas (vermelha, azul e branca) que eu tinha colocado na alça.
                Agora vem a pior parte, comentamos, a Imigração. Fomos saindo do setor de bagagens já preparados para enfrentar o interrogatório. Caminhamos mais um pouco. Vimos a placa de saída do desembarque e um monte de gente do lado de fora com placas na mão exibindo os nomes mais estranhos que já vi até hoje. Fomos seguindo e: O quê, já estamos saindo do aeroporto? Cadê a imigração? A fila gigantesca? Os cães farejadores? Nada. Ficamos preocupados: será que tínhamos que procurar pela Imigração antes de sair da sala de desembarque? Mas sempre achei que isso era um pré-requisito, sem opção de escolha. Pra garantir, tentamos entrar lá pra procurar, mas nada feito: depois de sair não tem volta. O Douglas foi pedir informação, mas a francesa não sabia informar: disse que não estava entendendo nosso problema e que se estávamos ali é porque já tínhamos passado pela Imigração.
 Preciso de um carimbo de que entrei na França, o Doug falou, muito preocupado. Então eu lembrei que, no embarque da Holanda para a França, a Polícia Federal havia carimbado nossos passaportes, só que na hora eu não tinha me dado conta do que se do que se tratava. Ele conferiu o passaporte dele e lá estava o carimbo indicando a entrada em Amsterdã. Se é do carimbo que você precisa, a gente já tem, eu disse. Mas, e a Imigração? Cadê?
Caminhamos mais um pouco pelo aeroporto e perguntamos novamente para um rapaz que estava saindo do desembarque. Ele riu da minha preocupação e disse que já tínhamos passado pela Imigração na chegada em Amsterdã. O quê? Essa era a tal Imigração que todo mundo fala que é horrível, que demora horas? Aquela policial sorridente, que pegou nossos passaportes e, depois de ver o visto de estudante do Douglas, fez a simples pergunta em inglês: Qual a área de estudos? Teoria da Literatura, o Douglas disse. Boa estada, ela respondeu. Sem filas, nem pastores alemães,  nem policiais chatos, nem burocracia alguma.
Cinco minutos depois de constatarmos que estava tudo em ordem entre a nós e a França, pegamos um táxi para a Maison du Brésil, nossa casa pelos próximos 10 meses.                

2 comentários:

  1. Que colorida a casa de vcs ... hehehe ... bjosss ... !!!!!!! Tudo de boeing !!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda maison!!!

    Esses corredores coloridos me deram uma grande idéia pra fazer aqui no ap!!!!! Pra depois vcs relembrarem desses meses em Paris!!!

    Vai ficar lindo!!! Já tenho roxo, amarelo e um azulzinho... Esse domingo eu começo... hehehe!!!!

    Beijokas
    Dê (responsável pela conservação e integridade do ap do casal)

    ResponderExcluir