segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Renatatouille

Igual ao Ratatouille, eu saí de um mundo em que estava protegida e segura para um universo diferente, desconhecido, inundado por cheiros, sabores e imagens deslumbrantes. Mas diferente do Remy, que conhece os temperos e sabores pelo olfato, a Renata aqui se confunde com as embalagens. Esses dias eu quase comprei molho de pimenta achando que fosse de tomate, troquei o leite por iogurte e demorei duas horas e meia pra achar o açúcar. Aqui ele é vendido em caixinha. Com produtos de limpeza, a situação não muda: é difícil diferenciar o detergente de louça do amaciante . Com o Douglas não é diferente: ele comprou papel toalha achando que fosse papel higiênico.    
Prefiro cozinhar em casa a ter que comer por aí, até porque, em tese, eu sei o que estou comendo. Teve uma amiga aqui da casa que foi jantar fora esses dias e pediu língua de boi achando que fosse uma picanha suculenta. Restaurante é pior do que supermercado, porque o garçom fica ali, esperando você se decidir. O bom mesmo são as “pâtisseries” e as “boulangeries”. Estou viciada nelas: não posso ver uma que já quero entrar e provar uma daquelas guloseimas deliciosas. Aos poucos vamos aprendendo o nome das coisas e comendo melhor.
Também estou me virando bem no fogão de duas bocas da Maison: faço misturas inusitadas com as verduras fresquinhas do Primeiro Mundo, o atum por preço de sardinha e os queijos variados e cheirosos. Estou pensando em me inscrever num curso de culinária para o segundo semestre. Sempre gostei de cozinhar e, aqui na França, essa vontade se intensifica a cada dia. Quem sabe não volto ao Brasil e monto um negócio: “Pâtisserie et Boulangerie Renatatouille.”

12 comentários:

  1. To gostando de acompanhar a viagem, ainda quero conhecer a França. Aé, chegaram a pegar as manifestações desta terça (ao que foi terça)?
    abraços!
    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Opa! Vamos devagar: meu prognóstico era tu virar escritora. Como é isso de se descobrir dona-de-casa? (tem hífen dona de casa?) MAs, tudo bem, eu também tô virando doméstico por aqui.

    Saudosos e (g)astronômicos abraços

    13 de setembro de 2010 22:03

    Adicionar foto de perfil

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliano! Estou bem menos dona-de-casa do que no Brasil. Aqui as "femme de ménage" limpam tudo e tiram até o lixo do apartamento. Estou mais pra madame; sem trabalhar, sem a casa pra arrumar e fazendo terapia culinária.

    Como assim doméstico? Teus pais fugiram de casa?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não vimos manifestação nenhuma. Até porque, só demos uma volta pela Cité naquele dia. O metrô e os ônibus pararam. Mas confesso que lembrei de ti quando vi os cartazes sobre a mobilização (O Henrique adoraria estar aqui)...rsrs

    ResponderExcluir
  5. Femme de Menage? Meu deus, com que tipo de coisa vocês estão metidos? Vai me dizer que tem uns Hommes de Menage trabalhando pro Douglas?

    ResponderExcluir
  6. Que é isso, rapaz? O único homme de ménage na minha casa sou eu!
    E deixa a Renata cozinhar, que ela gosta e me faz bem.

    ResponderExcluir
  7. Rê, que beleza, estou adorando este blog.
    Nem que seja assim eu vou conhecer Paris.
    Um abraço a vcs e tudo de bom.
    Alex Casarim

    ResponderExcluir
  8. Mineirinho! Que saudades. É bom saber que você está nos acompanhando nessa aventura. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Prima,
    Eu uma vez comprei, na Republica Tcheca, um iogurte de supermercado e quando cheguei no hostel vi que era margarina liquida. affff

    Mas faz parte!
    Bjs
    CACO

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha. Nessa você me ganhou.
    Imagina no Japão!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que esta idéia do curso de gastronomia está amadurecendo eheheheh... tem a famosa escola Cordon Bleu que é bem renomada na França.Será que o nome do blog já era um presságio???!!!
    Rê os primeiros dias no super são assim , mas depois fica tranquilo. Allez au marché, pour connaître l'habitude de parisiens et aussi pour acheter des fruits et des légumes frais.Comam quijos por mim.

    ResponderExcluir