terça-feira, 12 de outubro de 2010

Greve faz bem para os olhos

             As fotos abaixo foram tiradas hoje num período de pouco mais de uma hora, tempo que demorei pra voltar da Sorbonne até em casa.  Eu tinha duas opções: esperar noventa minutos pelo ônibus ou caminhar cerca de três quilômetros por Paris. Eu escolhi a segunda opção. Aí vai o resultado:   

          1ª imagem: Encontrei uma exposição na saída da Sorbonne. Me chamou à atenção a forma que a artista montava os quadros, pois usava, além de tinta, tickets de metrô, propaganda de peças de teatro, shows, imagens recortadas de revistas e jornais, etc.
                   
 

            
              2ª imagem: Uma manifestação bloqueando uma das principais avenidas da cidade. Estamos há 40 dias aqui e essa é a terceira ou quarta greve que pegamos. Por isso é que eu não tinha a opção do metrô, e o ônibus iria demorar tanto. Quando encontrei esse povo todo, tive que me deslocar duas quadras do meu caminho para poder atravessar num lugar menos tumultuado. Eu só consegui fazer essa foto, porque dava medo de chegar mais perto, o barulho era ensurdecedor. As pessoas estavam com bandeiras e camisetas da greve e também com autofalantes que usavam pra discursar e cantar jingles que eu não decifrei o que diziam, mas acho que era algo como: "Trabalhadores unidos, jamais serão vencidos". Pelo menos o ritmo era o mesmo.



              3ª, 4ª e 5ª imagens: Logo depois de conseguir passar pela manifestação, encontrei estes simpáticos pombos. Que depois dos franceses e chineses, são a população mais presente por aqui. Eles estão por toda parte. Esses dias estávamos dentro do metrô, a porta estava aberta, e um pombo ciscava a menos de um metro de nós, com a estação cheia de gente. Eles não se abalam com a presença humana, aliás é você que tem que tomar cuidado com eles, porque passam a milímetros da sua cabeça numa velocidade que dá medo. A sequência abaixo mostra isto: cheguei perto pra tirar a foto e eles nem deram bola. Então eu cheguei mais perto pra bater a segunda foto; alguns se intimidaram um pouquinho, mas o restante continuou comendo. Eles só voaram quando eu quase encostei a máquina num deles pra fazer um close do olho.







           As útlimas três imagens são do Parc Montsouris e de seus habitantes. O parque fica bem pertinho da nossa casa, na frente da Cité Universitaire.






            Se não fosse a greve, eu teria pego um metrô ou um ônibus e em dez minutos teria chegado em casa sem ter visto nada disso. A greve não vai melhorar a minha aposentadoria, pois me aposentarei no Brasil, mas pelo menos me proporcionou belas visões na França.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário